Translate/Tradutor

18 May 2016

Sobre a educação musical como ferramenta de inclusão social e cultural!

Salve, à todos.

Aqui estou mais uma vez para compartilhar mais insights criativos e intelectuais sobre essa coisa de se expressar e ser feliz fazendo arte.

Nos últimos tempos tenho recebido bastante convites para dar aulas e/ou "orientação vocal criativa e expressiva" no canto, para fazer direção artística de trabalhos artísticos musicais e teatrais abordando essa mesma linguagem da liberdade de expressão no canto e no corpo musical e performático, e também convites para falar sobre a minha relação com a arte educação e de como ela pode ser usada como ferramenta de inclusão social.

Isso tem sido muito legal... :)
Então, compartilho aqui uma das respostas que dei no "Um Jazz Por Dia" sobre o assunto, dando um Saravá aos pais, educadores e professores praticantes da arte de conduzir/orientar/apoiar o indivíduo (criança, jovem, adulto) a ser expressivo, livre e autêntico dentro da COMUN-UNIDADE social.

"Bom, para mim, a música (e todas as artes), antes de tudo, é uma manifestação. É um comportamento. É uma forma de expressão humana que expõe emoções e sensações características de um lugar, de um tempo e de uma história, cujos estão inseridos num determinado contexto social, cultural e antropológico, portanto não está dissociada dos comportamentos naturais do ser humano. Nessa ótica, ela (a música) já faz parte do indivíduo como um ser criativo, aculturado e social, e vice versa. Este indivíduo quando se expressa musicalmente, usa-se da música (própria ou popular, no sentido de música do povo/população que compõe uma cidade, estado ou nação) para se manifestar e se fazer sentir ou ser visto na sociedade na qual se insere.

Num processo de estímulo artístico musical, a inclusão de um indivíduo dá-se pela reconexão dele com a sua música interior, ligada ao seu contexto espacial, temporal e histórico particular. Se ele se identifica com essa manifestação, ele se identificará com a sociedade e se sentirá parte dela. Eu chamaria o trabalho de “inclusão social e cultural através da educação musical” como apenas uma “reconexão musical” pois o indivíduo ao se reconectar com a música que está dentro de si, ele (re) aprende a conhecê-la e a exprimi-la, resgatando assim a relação de pertença com sua arte criativa, e isso naturalmente fortalecerá sua identidade e expressividade no contexto social e cultural em que o mesmo se encontra. Seja ele nativo ou não.

Então, a educação musical é uma fantástica e importante ferramenta no contexto social em que vivemos atualmente onde estamos cada vez mais e mais distanciados da nossa arte criativa interior. Onde se manifestar musicalmente passou a ser uma prática para uns “especiais” quando trata-se de um comportamento tão natural quanto caminhar e falar. Essa dissociação gerou uma distância de nós mesmos e consequentemente uma distância ainda maior da possibilidade de conseguirmos estar livres e autênticos socialmente."

-> Que não nos falte arte para afagar a alma de quem luta para encontrar sua liberdade expressiva!! <-


No comments:

Post a Comment